Tudo sobre calçados nesse Verão

segunda-feira, dezembro 08, 2014

Olá pessoas lindas...
O post de hoje está cheio de dicas pra você sanar todas as suas dúvidas sobre calçados de Verão, a consultora de imagem e estilo Joseanna Fagundes vai te ensinar como usar as principais tendências da estação de um jeito simples e prático. Vamos ver?!

Saiba tudo sobre calçados para o Verão
Está por dentro do que estará na moda neste verão? A consultora de imagem e estilo pessoal, Joseanna Fagundes esclarece essa e muitas outras dúvidas sobre calçados, inclusive o que um sapato diz sobre a personalidade da mulher e como ela pode usar o círculo cromático a seu favor. Confira!
Que modelos de calçados vão se repetir em 2015?
R: Entre os modelos que ressurge está o mule, sucesso nos anos 90, que voltou com design e material repaginados, mantendo como característica o calcanhar à mostra. As gladiadoras também estão de volta e marcam bem os dias quentes. Franjas continuam, marcando o estilo folk.



Destaco os saltos de acrílico, que agregam estilo arquitetônico e ao mesmo tempo leveza. As alpargatas, as birkens e os tênis iate voltaram repaginados e continuarão conquistando cada vez mais adeptas devido ao conforto e estilo que emprestam ao look.





Nessa lista, não posso deixar de citar as sapatilhas, plataformas e anabelas típicas de todo verão, assim como os mais corporativos, como scarpins, por exemplo.






Quais as novidades para o Verão, como cores, estilo e materiais?
 R: Além dos que já comentei, cito também os metalizados e o solado tratorado. Entre as cores vibrantes destacam-se o goiaba, azul klein, orquídea, amarelo e cereja. Em uma cartela de cores neutra os holofotes vão para o off white e o nude, que já viraram um clássico das estações, assim como os tons pasteis, como o rosa, amarelo, lilás, azul e verde.







Como usar as cores do verão, usando o círculo cromático, para fazer looks fashions, sem cometer gafes? 
R: O círculo cromático auxilia na visualização de combinações que possam ficar interessante e também na proposta de estilo que você deseja montar. Por exemplo:
1)  combinação monocromática – também conhecida como tom sobre tom. Você escolhe uma linha de cor do círculo cromático, exemplificando, o azul e trabalha todo seu look nesta linha de cores podendo usar apenas um tom de azul ou então suas diversas nuances. Para que esta combinação não fique sem graça, vale a pena investir em diferentes texturas e/ou design não só da roupa, mas nos acessórios e calçados. É uma excelente opção de combinação para quem deseja efeito alongador na silhueta.
2) combinação análoga – é o uso das cores vizinhas do círculo cromático. Como exemplo pode citar o azul, o roxo e o verde. É uma combinação mais alegre, mas, que também rende pouco contraste, sendo assim tem efeito alongador na silhueta também quando você opta por usá-las em profundidades ou intensidades aproximadas.
3) combinação contrastante – é quando usamos as cores contrárias do círculo cromático, como o verde e o vermelho. Cheias de energia principalmente se forem usadas na intensidade forte. Por gerarem bastante contraste é interessante um tom em maior proporção no look do que o outro.
4)  combinação tríade – elas formam um triângulo equilátero no círculo cromático.
É uma combinação que deixa o look muito interessante, pois ela foge do óbvio.
A relação do modelo do calçado com o biotipo (dicas para a melhor escolha, valorizando qualidades e disfarçando imperfeições)? 
R: Já sabemos que o uso de salto sempre valoriza e acrescenta elegância às mulheres, e quanto menor a sua estatura maior o salto que ela poderá investir. O salto também ajuda a disfarçar o quadril largo, isto por que enquanto o peso visual daquela região dá a impressão de puxar para baixo o salto dá a impressão contrária. Mas, não é só isso que devemos levar em consideração, o modelo do calçado também é muito importante para valorizar as formas do nosso corpo.
Por exemplo, mulheres com pernas e pés mais finos devem dar preferência para calçados com tiras mais finas, saltos mais finos e modelos mais delicados.
Assim como, mulheres com pernas mais grossas devem dar preferência para calçados com saltos mais grossos e tiras mais largas, quanto ao modelo eles poderão ser desde os mais delicados aos mais arrojados que ficarão harmônicos. Isto não se trata de uma regra, são apenas sugestões para dar harmonia visual e também está relacionado ao conforto para os pés. Que este sim é o fator mais importante quando estamos falando de beleza e elegância, afinal quando estamos confortáveis, nos sentimos seguras, confiantes e por consequência ficamos ainda mais bonitas.
E para as mulheres que não abrem mão do conforto, mas quer conquistar um efeito mais alongador na silhueta minha indicação é que quando optar por calçados sem salto dê preferência para calçados com gáspea baixa, ou seja, que deixam o peito do pé aparecendo em maior quantidade. Por exemplo, entre uma sapatilha e uma alpargata a sapatilha deixará o seu peito do pé mais evidente, portanto ela alonga mais do que a outra opção. Usar cores aproximadas do seu tom de pele ou da barra da calça também ajuda a criar este efeito alongador.
Como aliar o biotipo ao estilo certo de sapato para cada ocasião?
R: Ocasiões como casamentos e formaturas pedem calçados mais sofisticados e estes geralmente são com saltos e tiras mais finas. Como falamos anteriormente, estes modelos são mais indicados para mulheres que possuem pés e pernas mais finas, as mulheres que possuem pernas mais grossas ou que estejam acima do peso, sugiro investir em um salto um pouco mais grosso para que proporcione acima de tudo maior conforto. Além disso, se o evento estiver ocorrendo em local com chão irregular as opções de saltos mais grossos e mais baixos serão mais indicadas.
Para ambientes de trabalho, independente do tipo físico é sempre indicado o uso de pelo menos um pouco de salto, no entanto os saltos altíssimos não são indicados.

Quais os erros mais comuns cometidos pelas mulheres, exemplo: sapatilhas em entrevistas de emprego são recomendadas? Tênis para determinadas profissões são admissíveis? Cores e estampas, o que pode e o que não?
R: Os erros mais comuns são o uso exagerado de salto altíssimo e fino para ambientes de trabalho, assim como sandálias de tiras extremamente finas para este tipo de ambiente não é recomendado, pois remetem a sensualidade e também podem ser perigosas dependendo do tipo de função desempenhada. Nesse assunto, há uma grande dúvida com relação ao uso de sapatilhas. Se o ambiente de trabalho é informal pode ser usada tranquilamente, no entanto, em ambientes formais e corporativos o uso da sapatilha só está liberado para empresas que possuem o casual Day às sextas-feiras. Neste mesmo caso podemos citar o tênis, com atenção, pois o tênis que cito não são os esportivos, pois, estes só devem ser usados em ambientes de trabalho como academias e clubes.
As cores, estampas e brilhos para ambientes de trabalho devem ser usados com muita cautela para que não fique com excesso de informação.
Outra dúvida recorrente é com relação ao uso de rasteirinhas em casamentos, este modelo é recomendado apenas para ambientes informais que correspondam aos seus momentos de lazer.
TENDÊNCIA x BREGA – nem tudo o que está na moda, pode ser usado em determinados tipos de mulheres, exemplo: gordinhas e muito magras, baixinhas e muito altas e etc.  
R: As tendências devem ser usadas de maneira positiva, afinal elas são opções que nos são dadas para evidenciar nosso estilo, nossa identidade e também para escolher aquilo que realmente valoriza nossas proporções. No entanto, a grande variedade tem estimulado um consumo desnecessário e que muitas vezes em nada contribuem efetivamente no nosso visual. Para que não sejamos vítimas das nossas escolhas equivocadas, o mais importante é o autoconhecimento. Identificarmos na frente do espelho aquilo que a gente mais ama em nós mesmos e experimentar as peças com este foco, o que esta roupa, calçado ou acessório faz por mim, ele está me deixando mais bonita? Comprar sem este direcionamento causa em uma imagem sem consistência, pois não evidencia seu estilo e também se corre o risco de comprar algo que não trará o beneficio de te deixar mais bonita. 
A escolha do calçado revela o que sobre a nossa personalidade e estado de espírito?
R: Assim como as roupas que usamos, os calçados também refletem muito sobre a nossa personalidade e estado de espírito,
Estilo casual – mulheres que prezam pelo conforto, passam uma imagem de pessoas amigáveis, acessíveis e bem dispostas. Seus calçados prediletos são aqueles que não atrapalhem o seu dia-a-dia, ou seja, aquele que você nem lembra de que está calçado. Tênis, rasteirinhas, as birkens e alpargatas fazem parte de suas preferências. Calçados com salto são usados somente quando realmente necessários e sempre optando por saltos mais grossos, de tamanho médio e muitas vezes de modelo Anabela.
Estilo romântico – mulheres que adoram tudo o que remete ao universo feminino, tanto em questão de cores, materiais e também nos pequenos detalhes. Sua imagem transmite vaidade, delicadeza e leveza. Entre seus calçados prediletos estão aqueles com formatos mais arredondados como sapatilhas, anabelas e espadrillhes. Adoram calçados com estampas florais delicadas e detalhes como laço, coração, borboleta...

Estilo sexy – mulheres que também são fascinadas pelo universo feminino, passam uma imagem de mulher forte, sensual, vaidosa e poderosa. Seus calçados geralmente possuem saltos altíssimos e modelos que deixem seus pés à mostra com tiras mais finas, mas também adoram o modelo gladiadora e todos os calçados que envolvam o tornozelo. Adoram metalizados e cores vibrantes e femininas como o Pink, o vermelho e o laranja. Suas estampas prediletas são as florais com cores vibrantes e o animal print. Adoram calçados com detalhes como pingente, correntes, saltos diferenciados. Além do couro tradicional também adoram materiais como o verniz exatamente pelo brilho que ele remete.
Estilo moderno – mulheres que transmitem independência, liberdade e gostam de misturar elementos do universo masculino para garantir um visual mais imponente. Dão preferência por calçados de modelos mais quadrados e com peso visual como as birkens, slippers, oxfords. Quando optam pelo salto a preferência são por altos porém mais grossos e com tiras mais largas. Prefere estampas geométricas, xadrez e também gostam do animal print mas com estampa tradicional.
Estilo criativo – mulheres que transmitem criatividade, inovação e pouca preocupação com a opinião dos outros. Adoram modelos diferentes que possam ser combinados com outras peças e acessórios garantindo um visual pouco tradicional e muitas vezes com uma pegada retro. Calçados como anabelas e meia pata são muito usadas e a preferência mesmo é na combinação de cores e estampas para que crie algo original no seu look.
Estilo tradicional – mulheres conservadoras que transmitem discrição e credibilidade. Preferem calçados simples como sapatilhas, rasteirinhas, saltos médios e cores básicas e neutras assim como o material em couro liso. Assim como o estilo casual também prezam pelo conforto.
Estilo elegante – mulheres que possuem uma imagem refinada e chique sem fazer o menor esforço. Seus calçados prediletos são em cores como o off White, o nude e o preto. Adoram scarpins de bico fino e calçados que afivelam no calcanhar. O fator relevante na hora da escolha é o perfeito acabamento e encaixe nos pés para valoriza-los.

Gostaram?
Release enviado pela assessoria de imprensa da marca e divulgado gratuitamente nesse Blog.

You Might Also Like

0 comentários